quinta-feira, 17 de março de 2011

Por que compartilhar?

Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um.
Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma idéia, e, ao se encontrarem, “compartilharem” as idéias, cada um vai embora com duas.



Para um dicionário informal “compartilhar” significa:

Participar de alguma coisa; partilhar algo com alguém, compartir algo ou alguém...


Acredito que um dos maiores problemas que enfrentamos hoje no mundo, é o de “compartilhar”.

Seja o que for problemas globais, política, alimento, experiências, o combustível, a moradia, a educação, música, viagens, à liberdade de expressão, entre outras.

Talvez, compreender que o princípio de “compartilhar” é muito mais profundo e que pode dar uma dimensão nova à nossa visão, ajuda a clarear nossa compreensão individual sobre as necessidades e as soluções. 
Deus ensinou a seus discípulos a melhor forma de transmitir certos valores e princípios elevados o de compartilhar, dividir, repartir, multiplicar, e agir com alegria onde há tristeza, isso também pode-se chamar de Comunhão.
Eu e você chamarmos uma mesma coisa de: minha e tua. Obviamente isto somente é possível através da alma, através de um ponto de vista espiritual. É ver a mão da gente estendida. Raramente se compreendem que compartilhar é o dar e receber, para ser compreendida com maior clareza, o conceito “aqueles que têm” e “aqueles que não têm”  penso onde fica o dividir para o benefício de todos?


Aprendi que as atitudes de possuir começaram no momento em que fomos educados a compartilhar “nossos” brinquedos com as outras crianças. Diziam-nos: “dividam seus brinquedos”, e ainda hoje é raro ensinar a uma criança que um brinquedo apenas está em sua custódia para ser usado no tempo que necessitar. Não é necessário que ele renuncie ao brinquedo, somente há que ensiná-lo que renuncie ao seu desejo de possuí-lo, ao seu apego à idéia de que é seu e que pode fazer com ele o que quiser, para sempre. Raramente é ensinada à criança a responsabilidade de custodiar as coisas, como algo oposto a possuí-las. Ao educar às nossas crianças na necessidade de “compartilhar”

Quero aqui dividir novas ideais e valores, quero causar o efeito cumulativo de irradiar Luz e Amor ao redor de todo os que lêem o blog. Sendo meu principal intuito o de compartilhar minhas experiências, por isto o nome. Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, Vamos somente compartilhar nossos pensamentos, nossas filosofias, aventuras, alegrias e recordações. Assim já dizia Vinícius de Moraes.


É isso ai

Boa leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário